Oração tem que deixar de ser um rito, e passar a ser um estado interior.

As pessoas têm tanta dificuldade para separar um tempo para orar apenas porque não oram o tempo todo.

A oração precisa ser a conversa da alma consigo mesma na presença de Deus, e a conversa da alma com Deus enquanto fala de si mesma.

Ora, isto pode acontecer em todo o lugar, pois esse "ambiente" é móvel. É no caminho, é enquanto se está indo... e vivendo...

Quando a mente se habitua a pensar diante de Deus—qualquer pensamento—, e existe consciente de que sua essência se alimenta de Deus, todo e qualquer tempo, o tempo todo, é oração.

Deve-se orar sem cessar, e isto só é possível se a vida não tiver que cessar para se orar.

Eu oro em todo lugar e o tempo todo.

Cada letra que escolho para escrever aqui o faço em oração.

Cada frase, da construção, cada resposta, cada opinião, cada sentimento—bons e maus—, e cada percepção—indo do prazer de um banho às alegrias do amor; indo das tristezas comigo mesmo à gratidão por conquistas interiores e exteriores!

Enfim, tudo é oração quando a vida acontece sem "departamentos" diante de Deus.

Creio que as pessoas têm tanta dificuldade de orar porque Deus é um "departamento" da vida delas, e porque a oração é ainda um sub-departamento da "Seção Deus".

Mas quando toda a vida é vida com Deus, e quando a Deus é toda a nossa vida, orar passa ser como respirar.

E a gente respira para viver, mesmo nas piores horas da vida.

O Salmo 139 ensina o significado de Deus para uma consciência para quem a totalidade da vida acontece em Deus.

"Se subo aos céus, lá estás... se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também!"

Depois que a fé nos coloca em Deus com essa naturalidade, orar passa a ser uma coisa tão espontânea quanto respirar, e o separar um tempo para a oração em solitude e silêncio no quarto ou em algum lugar, não é um peso, é a continuidade da vida.

Era assim com Jesus.

O propósito é que seja assim com a gente!

Nele, que nos ensina a oração como vida e a vida como oração,

Caio